Britagem e Moagem na Indústria Cerâmica

Britagem e Moagem na Indústria Cerâmica

 

23 a 25 de agosto de 2022

Horário das 08:30 ás 16:30 hs

IPT – São Paulo

Local: Av. Prof. Almeida Prado, 532 – IPT – Prédio 56 – Cidade Universitária – 05508-901 – São Paulo/SP

Ministrante: Arthur Pinto Chaves

O Prof. Arthur Pinto Chaves é engenheiro metalurgista de formação, Escola Politécnica (EPUSP, 1968).  Fez mestrado, doutorado e livre-docência no Departamento de Engenharia de Minas da mesma Escola e tem também o título de Professor Titular de Tratamento de Minérios.

Leciona na EPUSP desde 1976, inicialmente em tempo parcial pois continuou por muitos anos trabalhando em empresas de mineração, engenharia e consultoria.  Tem portanto conhecimento teórico e prático.  Esta experiência está condensada em seu livro Teoria e Prática do Tratamento de Minérios, em 6 volumes, três deles em quinta edição.

Além da Poli participa intensamente nos cursos oferecidos pela Fundação Gorceix, de Ouro Preto, MG, e pela UFAL, campus de Poços de Caldas, MG.

A sua especialização é em Tratamento de Minérios – desenvolvimento de processos de beneficiamento de minérios, com ênfase em bauxita, minério de ferro e carvão.  Trabalha também intensamente em Manuseio de Sólidos Granulados.

O presente curso é dirigido para as operações de redução de tamanhos por britagem e peneiramento e as operações associadas de separação de tamanhos, peneiramento e classificação.

        

 

Material incluso no curso:

Livros Arthur Pinto Chaves

Volume 1 - Bombeamento e Classificação

Volume 3 -  Britagem, peneiramento e moagem

 

1 - CONCEITOS BÁSICOS

Conceito de operações unitárias, escopo do Tratamento de Minérios.

Distribuição granulométrica, liberação, densidades real e aparente, umidade, área de superfície.  Polpas - porcentagens de sólidos em peso e em volume.  Exercícios.

2 horas

 

2 - BRITAGEM E PENEIRAMENTO

Peneiramento:  equipamentos - peneiras vibratórias, grelhas vibratórias, peneiras fixas, grelhas fixas, peneiras rotativas, peneiras modulares, outras peneiras, movimento retilíneo e circular.

Tipos de telas.

Mecanismo do peneiramento:  comportamento coletivo e individual das partículas,  quantificação do processo:  eficiência e imperfeição.

Dimensionamento e seleção de peneiras.

Exercícios.

Britagem:  equipamentos -  britadores de mandíbulas, giratórios e cônicos, de impacto, VSI, de rolos, "sizers" (MMD/FFE), outros.

Distribuição granulométrica de britadores,

Escalpe e operação em circuito fechado,  operação, construção e operação, distribuições granulométricas de circuitos de britagem.

Exercícios.

8 horas

 

 

3 - MOAGEM E CLASSIFICAÇÃO

Moagem:  equipamentos:  moinhos de barras, de bolas e de seixos, moinhos autógenos, outros tipos de moinho.  Moagem contínua e por bateladas.

Moagem a seco e a úmido.

Teorias da cominuição:  Kick, Bond e Rittinger.  Modelagem pelo balanço populacional.

Seleção de equipamentos.  Dimensionamento pelo método de Bond e fatores de correção de Rowland. 

Operação, desgaste, carga circulante.  Materiais de construção.

Balanços de massas, de água e metalúrgicos.  Exercícios.

Classificação:  equipamentos – classificadores, cones, ciclones, outros, instalações,

Funcionamento do ciclone classificador.  Desaguamento em ciclones. 

Partição em ciclones:  conceitos de diâmetro de corte (d95), diâmetro de partição (d50), curva de partição, eficiência de separação.  Modelos matemáticos:  Hashioka e Hotta, Lynch e Rao e Nageswararao.  Exercícios.

Dimensionamento de ciclones.  Exercícios.

Classificador espiral, dimensionamento.  Exercícios.

Classificação a seco.

10 horas

 

 

BIBLIOGRAFIA

CHAVES, A.P.; PERES, A.E.C.  Teoria e prática do Tratamento de Minérios - v. 3 - britagem, peneiramento e moagem.  São Paulo, Oficina de Textos, 2012 (quinta edição).


Valores

Categoria Valor Data de Ínicio Data de Término
Sócios R$1.100,00 09/02/2022 22/08/2022
Não Sócios R$1.600,00 09/02/2022 22/08/2022

* desconto especiais para grupos: 2 pessoas da mesma empresa desconto de 5% , acima de 3 ou mais, desconto de 10%. Entre em contato: abcadm@abceram.org.br

Formulário de Inscrição