Manufatura Aditiva: Estágio atual e perspetivas


Manufatura Aditiva: Estágio atual e perspetivas

Jamil Duailibi Fh.
DuraCer Indústria e Comércio Ltda

Engo. de Materiais pela UFSCar (1976), Mestre pela COPPE/UFRJ (1982) e Doutor pelo IPEN/USP (1995);
Iniciou a carreira profissional em 1977 na Klabin Cerâmica, fabricante de revestimentos cerâmicos; A partir de 1980 atuou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) como pesquisador, gerente de projetos e gestor, tendo implantado a Área de Energia (1983), o Programa de Cerâmicas Especiais (1986) e a Coordenação Geral de Tecnologia de Materiais (1990); Autor de dezenas de trabalhos técnicos e de 4 pedidos de patente, também orientou vários bolsistas de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado;
Em 2000 criou a DuraCer, empresa de base tecnológica fabricante de moldes de extrusão, cerâmicas especiais e impressoras 3D para Cerâmica. Vem atuando em Manufatura Aditiva desde 2009, quando com o início da execução de projeto visando à obtenção de cerâmicas por “Prototipagem Rápida” e o desenvolvimento de impressoras 3D para cerâmica.
Participou de diversos órgãos colegiados, incluindo diretorias da ABCeram, tendo presidido a ANFAMEC na gestão 2017/2018.

 

RESUMO

Serão abordados conceitos básicos concernentes à Manufatura Aditiva (MA), sua popularização, avanços recentes e perspectivas para os próximos 5 a 10 anos, quando se tem fortes indicativos de que a Impressão 3D caminha para a produção em série e customização em massa.

Serão feitas considerações sobre as principais rotas para a obtenção de produtos cerâmicos por impressão 3D. Serão apresentados, de forma resumida, os resultados dos esforços feitos pela DuraCer voltados para o desenvolvimento de impressoras 3D para cerâmica pela rota de extrusão, bem como para a obtenção de peças cerâmicas propriamente ditas.