Cenário da indústria de cerâmica vermelha no Brasil


Cenário da indústria de cerâmica vermelha no Brasil

Antônio Carlos Pimenta Araújo é Técnico em Cerâmica e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba. Atua há mais de quarenta anos nos setores de cerâmica avançada, corantes e cerâmica vermelha. É Assessor Técnico e da Qualidade da Associação Nacional da Indústria Cerâmica e autor do livro “Uma década da indústria de cerâmica vermelha no Brasil”.

Antônio Carlos Pimenta Araújo
Associação Nacional da Indústria Cerâmica - ANICER           

 

RESUMO

O setor da cerâmica vermelha no Brasil é composto por mais de 5.000 indústrias distribuídas por todo o território nacional, fabricando blocos, telhas, tijolos, elementos de enchimento de laje, entre outros, para um mercado de enorme potencial – o da construção.

O setor conta, na sua maioria, com empresas de micro e pequeno porte e outras com grande volume de produção, evoluindo em seus processos produtivos e tecnologia, aumentando sua produtividade e desenvolvendo novos produtos para sistemas construtivos modernos e eficientes.

A sustentabilidade é uma característica inerente deste setor, comprovado através de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida – ACV e otimizado continuamente, através de novas tecnologias produtivas, eficiência energética e novos produtos.

Os desafios são a evolução tecnológica, tanto na produção quanto aplicação dos produtos cerâmicos para manter seu crescimento em meio a diversos produtos alternativos.