DIFERENTES MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE SÍLICA

DIFERENTES MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE SÍLICA

Leandro Fernandes
IQ-UNESP

Químico (IQ-UNESP), Mestre, doutor e pós-doutor (Departamento de Engenharia de Materiais-EESC-USP São Carlos), e atualmente realiza pós-doutoramento no Departamento de Prótese e Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia de Araraquara-FOAr-UNESP. Atua na área de síntese de materiais como alumina, sílica e zircônia, bem como em novas formulações contendo alumina tenacificada com zircônia e hidroxiapatita via método sol-gel.

Resumo

Sílica é um dos mais importantes materiais utilizados em alimentos, farmacêutica, aditivo em pneus e usado na síntese de cerâmicas como a mulita 3Al2O3.2SiO2. Para a sua obtenção em escala micrométrica e nanométrica diversos são os métodos utilizados como por exemplo: a) precipitação a partir de silicato de sódio, b) precipitação do vapor de silício, c) pirólise do tetracloreto de silício, formando sílica pirogênica, d) extração de biomassas (casca de arroz e cinza de casca do arroz) e e) método de Stober via tetraetilortosilicato.

Dentre todos esses métodos a escolha acontece em virtude da característica da sílica que determinada aplicação requer como: pureza, área superficial específica, distribuição do tamanho das partículas, como também a disponibilidade de matéria prima e custo final do material.

Nesta palestra será abordado os diferentes processos de obtenção das nanopartículas de sílica bem como as características dos materiais.