63cbc em bonito ms

Painel

Coordenador:

Carlos Maurício Fontes Vieira
Laboratório de Materiais Avançados da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - LAMAV/UENF

Possui doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É consultor ad hoc de revistas nacionais e internacionais. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF. Tem experiência na área de Engenharia e Ciência dos Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos tradicionais e materiais compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de matérias-primas, formulação de massa e incorporação de resíduos em materiais cerâmicos e compósitos destinados à construção civil.

 

Painelistas:

Arthur Pinto Chaves
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica, mestrado em Tecnologia Mineral, doutorado, livre-docência, Professor Titular, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Southern Illinois University at Carbondale- USA. Atualmente é professor colaborador MS-6 no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP. No passado foi engenheiro junior do IPT, assessor da diretoria do IPT, Gerente de Processos Minerais da Paulo Abib Engenharia S/A, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento das Empresas Brumadinho, Gerente de Operações e Mercado da Promon Engenharia e professor colaborador MS-5 no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia limpa, beneficiamento, tecnologia mineral, tratamento de minérios e flotação.

 

Leonardo Gonçalves Pedroti
Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor da Universidade Federal de Viçosa-MG (2013), possui graduação em Engenharia Civil pela UFV (2004), é Mestre em estruturas desde 2007 pela Universidade Estadual Norte Fluminense, é doutor na área de Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica vermelha, resíduos, alvenaria estrutural, solo-cimento e concreto com adições de resíduos industriais. Prêmio Ecologia 2008, com o trabalho Blocos Prensados de Encaixe com Adição do Resíduo de Beneficiamento de Rochas Ornamentais. Pós-doutorado em adições de resíduos em matrizes cimentíceas (2011-2013), bolsista Capes.

 

Sergio Neves Monteiro
Instituto Militar de Engenharia - IME

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Mestrado em Materials Science And Engineering - University of Florida e doutorado em Materials Science And Engineering - University of Florida. Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assessor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pesquisador colaborador da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, coordenador da área de engenharias da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ e professor titular do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Conjugados Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: polyester composites, propriedades mecânicas, cerâmica vermelha, microestrutura e incorporação.

 

Resumo:

A atividade de mineração é uma atividade econômica e industrial, que consiste na análise, exploração, lavra (extração) e beneficiamento do minério presente no subsolo. Essa atividade é responsável por grandes modificações na sociedade, visto que muitos produtos e recursos por nós utilizados, são provenientes dessa atividade. A mineração é imprescindível ao desenvolvimento, mas essa atividade ainda é responsável por muitos problemas ambientais.

Este painel vai abordar a geração de rejeito de extração e de beneficiamento de minérios, especialmente minério de ferro, técnicas de armazenamento e alternativas de reciclagem destes materais.